7.8.07

DE OLHO

FIQUE DE OLHO! WORKSHOP COM PATRÍCIA EVANS!



A técnica de atuar é fundamental para quem deseja ser um ator sério. É muito fácil imitar um personagem ou mesmo uma emoção, mas onde está a profundidade nisso? Como você pode manter ou repetir o que você pode ter encontrado intuitivamente? Você sabe mesmo o que você fez ou como você fez isso? 

Um script/texto é apenas o esqueleto do objetivo: apenas as linhas que o personagem vai dizer e as linhas que os outros vão dizer em resposta. A partir desse esqueleto, o ator cria um retrato sutil de quem irá interpretar. É a técnica que vai ajudá-lo a trazer o texto / script / palavra escrita para o diálogo vivo de forma convincente. 

Como você sabe que escolhas fazer? 

O objetivo de um ator é tornar-se um personagem tridimensional plenamente realizado, com uma história de fundo rico. Deve-se acreditar que o personagem que você interpreta é verdadeiro e não um clichê, uma caricatura, uma representação externa superficial de alguém que mal se assemelha a um ser humano. Deve-se acreditar que o que você diz é real e que você não está recitando, narrando ou comentando.   

Neste workshop pretendo dar a conhecer a todos os interessados as técnicas de construção de personagens teatrais que considero primordiais para a aproximação do mesmo com o real.

A técnica que utilizarei é baseada em Stanislavski e suas sete questões que, ao longo dos anos, adaptei para 10 perguntas-chave de atuação, que cada ator deve responder, somadas ao que chamo de habilidades psicológicas. Há, três habilidades psicológicas, especificamente, que eu acredito que ajudam um ator a criar a sua caracterização de modo a tornar seu personagem real: teoria da mente, empatia e emoção regulada. Claro, outras habilidades, como a memorização, o comportamento físico, imaginação e prestar atenção aos outros são importantes, mas a teoria da mente, empatia e regulação da emoção são as habilidades críticas.

Para ajudar você a entender, eu vou colocar para fora a espinha dorsal do que é a construção de um personagem, em um workshop intensivo de prática, no intuito de fazer crível o personagem a ser interpretado. Cada aluno receberá um personagem escolhido aleatoriamente e juntos, aplicando o método acima mencionado, faremos da palavra escrita um ser humano complexo, denso e real.

Quer participar dessa experiência? 

Local, data, horário, preço e maiores informações: Patricia@eapevans.org


SOBRE PATRÍCIA EVANS
A PROFESSORA

Patrícia Evans dá aulas particulares de Canto Popular e Erudito, lecionou na Escola de Música Cenário, Centro Musical Antônio Adolfo e Guitar Club. Atualmente dá aulas no EAPE (Espaço de Artes Patrícia Evans), Av. Princesa Isabel 323 sl 1212, Copacabana, Rio de Janeiro - www.eapevans.org - Ministrou diversas Oficinas e Workshops de Consciência Vocal e Interpretação para Palco e Vídeo e foi convidada a palestrar em outros inúmeros cursos, tendo sido o último no Planetário da Gávea, sobre temas diversos do universo musical e literário.
Patrícia Evans iniciou sua carreira artística aos 13 anos, aos 16 prestou exame para a OMB e obteve seu registro profissional como cantora. Apesar de sua formação ser fundamentalmente musical, além de cantora, possui larga experiência como atriz também com registro profissional; trabalhou em mais de 42 montagens teatrais, 28 das quais como protagonista, 6 como antagonista. Dividiu o palco com nomes consagrados no cenário artístico brasileiro como Débora Duarte, Ana Rosa, Mauro Mendonça, Rosanne Gofman, Bete Mendes, Claudio Cavalcanti, Suely Franco, Ricardo Graça Mello, Benvindo Sequeira, Lucio Mauro Filho, Fernanda Nobre, Luis Mangnelli, Tânia Loureiro e tantos outros. Embora sua carreira como atriz tenha sido norteada pelo teatro, Patrícia trabalhou em televisão, foi integrante do elenco fixo de "Chico Total" na TV Globo e apresentou o programa de variedades "Pulsação" na CNT. Além de sua carreira solo como cantora apresentando-se por quase todo o país e também em NY, foi vocalista do grupo "Ária" convidada por Robertinho de Recife e nos "anos 90" emplacou sucessos nacionais com o grupo musical "Grafite".A POETISA (www.sanidaderelativa.blogspot.com)

Além de sua carreira musicoteatral, como escritora, Patrícia Evans é vencedora de 6 concursos internacionais de poesia, tem seu nome incluído no projeto "Brasil 500 anos" de Leila Micollis, junto ao MINC, que reúne os 400 poetas mais representativos da língua portuguesa dos últimos 500 anos, selecionada e convidada pela própria autora do projeto. Patrícia esteve entre as dez poetisas mais lidas de 2003, ao lado de Adélia Prado e Hilda Hilst, está em inúmeras antologias, foi publicada em diversos sites e revistas e teve seu trabalho recentemente exaltado em crítica de Robert E. Sheridan, editor do "New York Times" por 32 anos, onde dentre outras coisas, diz Sheridan reconhecer o trabalho de Patrícia como "um dos mais poderosos" que ja leu.

GRADUAÇÃO

Patrícia estudou Canto Erudito com Déa Escobar / Theatro Municipal e Wallace Viana. Estudou violão e piano, é graduada pelas Escolas de Música Villa Lobos e Calouste Gulbenkian. Possui vários cursos de extensão nesta área, assim como em dança e sapateado. Cursou arquitetura na Universidade Federal Fluminense e se formou em inglês no Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU - com certificado da Universidade de Michigan.








.
NÃO DEIXE DE VER OS VÍDEOS DOS MUSICAIS E DOS "BONS DE BOCA" POSTADOS ACIMA, À DIREITA DESTE BLOG E NOS LINKS ABAIXO:
.
OUTROS VÍDEOS MAIS QUE INTERESSANTES:
.
.
PORQUE, PRA QUE, COMO ACONTECE A RESPIRAÇÃO
.
.
.CLAY AIKEN EM AMERICAN IDOLS
(PARA MIM, O MELHOR CONCORRENTE DE TODOS OS AMERICAN IDOLS - POR TUDO; VOZ, PRESENÇA, POSTURA, INTERPRETAÇÃO)http://www.youtube.com/watch?v=qgrvDSwH7Oo
.
.
.
.
.
.
.BIANCA RYAN - UM MILHÃO DE DÓLARES AOS 11 ANOS, CANTANDO
(FORA DO COMUM - IMPERDÍVEL)http://www.youtube.com/watch?v=ozDh4NQveJs
.
.
.
.
.
QUEM CANTA... DESABAFA (MAIORES DE 18)
.
.
AMY WHINEHOUSE - REHAB - DE VOLTA AO SOUL - GROOVY! - 5 GRAMMYS
(APESAR DE TER TIDO O VISTO NEGADO PARA OS EUA, AMY CONQUISTOU EM 2008, GRAMMYS)
.
.
A FORÇA DA INTERPRETAÇÃO - ELIS REGINA - SE EU QUISER FALAR COM DEUS - CAPELA
.
.
O EXAGERO DA INTERPRETAÇÃO - OS FANFARRÕES
(Às vezes, ao cantarmos, cometemos erros de interpretação, como reproduzir a letra com gestual semelhante à linguagem surdo-mudo. Aqui uma divertida aula sobre O QUE NÃO FAZER ao cantar!)
.
.
O INESPERADO - Christina Aguilera & Tony Bennett
.
.A MÁQUINA DE MÚSICA - (MUSIC MACHINE)http://www.youtube.com/watch?v=MlVRdAU2-R0
.
.
.
SUMMERTIME - ALGUMAS VERSÕES INESQUECÍVEIS
(A MÚSICA SUMMERTIME, QUE FOI GRAVADA POR QUASE TODOS OS GRANDES INTÉRPRETES É UMA ÁRIA DA ÓPERA PORGY AND BESS - ABAIXO ALGUMAS VERSÕES ERUDITAS E POPULARES DA MÚSICA. NÃO DEIXE DE VER TAMBÉM MAIS DETALHES SOBRE A ÓPERA NO TÓPICO "ÓPERAS E MUSICAIS")
.
.
SUMMERTIME - CENA DE PORGY AND BESS
A soprano desta cena é Anne Wiggins Brown. Ela é a "Bess" original.
outra cena
.
.
SUMMERTIME COM ANIYIA WILLIANS
(PERFEITO PARA PRESTAR ATENÇÃO NA RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA)
.
.
SUMMERTIME COM ELLA FITZGERALD
(ESPETACULAR - COMO SEMPRE)
.
.
SUMMERTIME COM ELLA FITZGERALD E LOUIS ARMSTRONG
.
.
SUMMERTIME COM LEONTYNE PRICE
.
.
SUMMERTIME - JANIS JOPLIN
.
.
SUMMERTIME JANIS JOPLIN E JIMI HENDRIX
.
.
O SHOW EM HOMENAGEM A GEORGE HARRISON
(Concert for George -, em Londres, reuniu figuras do quilate de Billy Preston, Eric Clapton, Ringo Starr, Paul McCartney e Dhani Harrison, este filho de George ao lado de Eric Clapton (impossível de não ser distinguido, pois é a cara do pai). Eles tocam e cantam "My Sweet Lord". É emocionante lembrar da doce figura de George, que era considerado o virtuose dos Beatles.)
.
.
DRESDEN DOLLS
(The Dresden Dolls é uma banda estadunidense formada em Boston em meados dos anos 2000 por Amanda Palmer (vocal e piano) e Brian Viglione (bateria, guitarra e vocal). Descrevem seu estilo como cabaré punk brechtiano, e expuseram o movimento artístico Cabaré Dark, que começou a ganhar forma na década de 1990 com artistas como Salon Betty e Gavin Friday.A banda foi formada logo após Brian Viglione testemunhar uma apresentação de Amanda Palmer em uma festa de Halloween. Suas apresentações dramáticas, no qual os membros maquilavam-se e vestiam vestimentas de cabaré logo ganhou fãs. )
.
.
.