7.8.07

MIL E UMA RAZÕES PARA CANTAR

.
LETRAS E POEMAS SOBRE O CANTAR
.

MOTIVO
(Cecília Meireles)


Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

.

QUANDO EU ESTIVER CANTANDO
(Cazuza/João Rebouças)


Tem gente que recebe Deus quando canta
Tem gente que canta procurando Deus
Eu sou assim com a minha voz desafinada
Peço a Deus que me perdoe no camarim

Eu sou assim
Canto pra me mostrar
De besta
Ah, de besta

Quando eu estiver cantando
Não se aproxime
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Quando eu estiver cantando
Não cante comigo

Porque eu só canto só
E o meu canto é a minha solidão
É a minha salvação

Porque o meu canto redime o meu lado mau
Porque o meu canto é pra quem me ama
Me ama, me ama

Quando eu estiver cantando
Não se aproxime
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Quando eu estiver cantando
Não cante comigo

Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio

Porque o meu canto é a minha solidão
É a minha salvação
Porque o meu canto é o que me mantém vivo
E o que me mantém vivo.

SANGRANDO
(
Gonzaguinha)


Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando
Coração na boca, peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando
Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo
Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção
E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é minha força pra cantar
Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de dizer o que é amar
E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é minha força pra cantar
Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de dizer o que é amar

.
SING, SING A SONG
(Carpenters)


Sing, sing a song

Sing out loud
Sing out strong
Sing of good things not bad
Sing of happy not sad

(*) sing, sing a song

Make it simple to last
Your whole life long
Dont worry that its not
Good enough for anyone
Else to hear
Just sing, sing a song

La la la la la
La la la la la la...

Sing, sing a song
Let the world sing along
Sing of love there could be
Sing for you and for me

NOS BAILES DA VIDA
(Milton Nascimento)


Foi nos bailes da vida, ou num bar em troca de pão
Que muita gente boa pôs o pé na profissão
De tocar um instrumento e de cantar
Não importando se quem pagou quis ouvir, foi assim
Cantar era buscar o caminho que vai dar no sol
Tenho comigo as lembranças do que eu era
Para cantar nada era longe, tudo tão bom
'Té a estrada de terra na boléia de caminhão, era sim
Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão
Todo artista tem de ir aonde o povo está
Se foi assim, assim será
Cantando me disfarço
e não me canso de viver nem de cantar

MINHA JUVENTUDE
(Armandinho)


na na na na na na...

Eu sou desafinado, sim senhor,
mas não tem problema, pois eu toco por amor
Não tenho namorada, ainda não,
por isso todo dia nasce um pelo na minha mão
Cantando no banheiro eu sou feliz,
só saio lá de dentro com uma espinha no nariz
A mãe bate na porta, Antônio Armando,
que que você fez
que a empregada tá chorando ?

Pai! na minha idade você tambem era assim,
a minha tia caguetô você pra mim,
então relaxa que teu filho tá normal

Eu sou disafinado, sim senhor,
mas não tem problema, pois eu toco por amor

na na na nanana...

FLY ME TO THE MOON
(Bart Howard)


Fly me to the moon
And let me play among the stars
Let me see what spring is like
On Jupiter and Mars
In other words hold my hand
In other words darling kiss me
Fill my life with song
And let me sing forevermore
You are all I hope for
All I worship and adore
In other words please be true
In other words I love you

.

CANTA, CANTA, MINHA GENTE
(Música e letra: Martinho da Vila)


Canta, canta minha gente
Deixa a tristeza pra lá
Canta forte, canta alto
Que a vida vai melhorar

Cantem o samba de roda
O samba-canção e o samba rasgado
Cantem o samba de breque
O samba moderno e o samba quadrado
Cantem ciranda e frevo
O coco, maxixe, baião e xaxado
Mas não cantem essa moça bonita
Porque ela está com o marido do lado

Canta, canta minha gente
Deixa a tristeza pra lá
Canta forte, canta alto
Que a vida vai melhorar
Que a vida vai melhorar
Que a vida vai melhorar

Quem canta seus males espanta
Lá em cima do morro ou sambando no asfalto
Eu canto o samba-enredo
Um sambinha lento ou um partido alto
Há muito tempo não ouço
O tal do samba sincopado
Só não dá pra cantar mesmo
É vendo o sol nascer quadrado

Canta, canta minha gente
Deixa a tristeza pra lá
Canta forte, canta alto
Que a vida vai melhorar
Que a vida vai melhorar
Que a vida vai melhorar

.
EU CANTO ERRADO
(Ana Carolina)


Quando fico triste, toco o violão
Mas não é por causa dele que eu to triste não
Eu só toco pra por no lugar
A tristeza que tenta ficar
Eu canto errado do meu coracao

Eu canto errado, eu canto bem
Errado pra fazer sorrir quem gosta dos meus erros
Eu quero bem

Quando tô contente, todo meu pandeiro
Mas não é por causa dele que eu rio
O dia inteiro
Eu só toco pra por no lugar
A alegria que teima ficar
Eu canto errado da minha canção

Eu canto errado, eu canto bem
Errado pra fazer sorrir quem gosta dos meus erros
Eu quero bem

.

CORAÇÃO DE PEDRA
LEO SHANTY – BIANCA CARDOSO


Seu coração é uma pedra, eu sei
Nele também não há ninguém
Se existe amor nesse lugar
Diz que não quis me magoar
Que se arrepende do que fez

Seu coração é um iceberg, eu sei
Nem sei porque me apaixonei
Se existe amor nesse lugar
Faça o tempo então voltar
Só te perdôo dessa vez

Toda essa dor de mim não sai
Não vê que eu te quero bem
Se existe amor, se existe amor aí
Me mostra que eu não sei

Você age sempre sem pensar
Nem sentimentos você tem
Se existe amor, se existe amor aí
Me mostra que eu não sei
.